NOTÍCIAS

Sete candidatos disputarão a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras

12 de janeiro de 2023

Encerradas no dia 13 de dezembro de 2022 as inscrições de candidaturas para a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (cujo patrono é o poeta, jornalista e compositor Carlos Alberto Miller), apresentaram-se os seguintes candidatos à vaga (em ordem alfabética):

  1. Carlos Giovani Delevati Pasini
  2. Eliane Tonello
  3. Liberato Vieira da Cunha
  4. Mario Augusto Pires Pool
  5. Marli Teresinha Silva da Silveira
  6. Pio Furtado 
  7. Roberto Schmitt-Prym

Fazendo uso das prerrogativas previstas pelo § 5º do Art. 4 do Regimento Interno, o Presidente da Academia, Airton Ortiz, nomeou os integrantes da Comissão de Sindicância e Crítica, que será composta pelos três últimos presidentes do sodalício e emitirá parecer avaliativo sobre as candidaturas. A Assembleia Geral de eleição do novo acadêmico ocorrerá do dia 9 de março do corrente ano.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 30

Gregório da Fonseca

Gregório Porto da Fonseca nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1875, filho de Marcos Gonçalves da Fonseca Ruivo e Luiza Mariana Porto da Fonseca. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Oficial do exército, Gregório da Fonseca foi reformado como tenente-coronel.

De 1930 a 1934 foi Secretário da Presidência da República. Apesar de ser nomeado Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, não chegou a assumir o posto. Poeta, conferencista e crítico, Gregório da Fonseca foi membro do Clube Literário...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo