NOTÍCIAS

Sete candidatos disputarão a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras

12 de janeiro de 2023

Encerradas no dia 13 de dezembro de 2022 as inscrições de candidaturas para a Cadeira 13 da Academia Rio-Grandense de Letras (cujo patrono é o poeta, jornalista e compositor Carlos Alberto Miller), apresentaram-se os seguintes candidatos à vaga (em ordem alfabética):

  1. Carlos Giovani Delevati Pasini
  2. Eliane Tonello
  3. Liberato Vieira da Cunha
  4. Mario Augusto Pires Pool
  5. Marli Teresinha Silva da Silveira
  6. Pio Furtado 
  7. Roberto Schmitt-Prym

Fazendo uso das prerrogativas previstas pelo § 5º do Art. 4 do Regimento Interno, o Presidente da Academia, Airton Ortiz, nomeou os integrantes da Comissão de Sindicância e Crítica, que será composta pelos três últimos presidentes do sodalício e emitirá parecer avaliativo sobre as candidaturas. A Assembleia Geral de eleição do novo acadêmico ocorrerá do dia 9 de março do corrente ano.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo