NOTÍCIAS

Último depoimento do acadêmico José Nedel

03 de julho de 2025

     José Nedel foi bacharel em Filosofia, Letras Clássicas e Direito, mestre e doutor em Filosofia, juiz de direito e professor aposentado de nível médio e superior na área do Direito e da Filosofia. Tendo proferido palestras, orientado grupos de estudos e trabalhos acadêmicos, e participado de bancas examinadoras de mestrado, doutorado e concursos de cátedra. Autor de mais de 20 livros individuais e coautor de obras coletivas, com capítulos de livros e verbetes em dicionários. Participou de coletâneas e revistas literárias com poemas, área em que detém destaques, prêmios e menções honrosas.

     Falecido em 14 de junho de 2025, José Nedel nos deixou um depoimento sobre seu último livro publicado em vida, Arte e Amparo: Sonetos Reunidos (2025), Ed. Alcance. Naquele momento, também recitou o poema que deu título à obra. Estas recordações foram registradas em vídeo no dia 30 de abril de 2025.

 

CONFIRA:

ÚLTIMO DEPOIMENTO: https://youtu.be/BLATKwJnCHI

POEMA RECITADO:  https://youtube.com/shorts/1HkAic-AmhM?feature=share

 

Seu amigo, confrade e editor, Rossyr Berny, escreveu um poema em sua homenagem:

 

JOSÉ NEDEL

Espécie de Jesus
em carne ossos e livros
José Nedel
é inapagável luz cristã

Nos amanhece o Ocidente
e logo corre a iluminar o Oriente 
Sem tempo de escuridões no mundo

Seus livros ganham vozes eternas
para ensinarem a humanidade
a desarmar-se e a melhor amar

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 17

Timóteo de Faria Corrêa

Timóteo de Faria Corrêa Filho nasceu em São Gabriel, região da campanha rio-grandense, em 08 de novembro de 1861, filho de Timóteo de Faria Corrêa e Cândida Martins de Faria Corrêa. Estudou na Escola de Guerra de Porto Alegre. Sentou praça em 1876 e saiu alferes-aluno em 1884. Foi Oficial do Exército, chegando ao posto de Capitão de Arma e Artilharia em 1890. Poeta, Timóteo Faria Corrêa assinava às vezes Timóteo Filho.

Publicou versos esparsos em revistas e jornais de seu tempo. Vale destacar seu discurso na 11ª Sessão...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo