TEXTOSDISCURSOS

Discurso de Posse na Cadeira 29 - Rafael Bán Jacobsen (12/11/2013)
12 de novembro de 2013

A Palavra e o Tempo   Discurso de posse de Rafael Bán Jacobsen na Academia Rio-Grandense de Letras     Excelentíssimo Senhor Prof. Sérgio Augusto Pereira de Borja Presidente da Academia Rio-Grandense de Letras Digníssimos...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Saudação a Franklin Marcantonio Cunha - José Eduardo Degrazia (17/07/2013)
17 de julho de 2013

FRANKLIN CUNHA, RENASCENTISTA   As ciências tocam umas às outras; as mais abstratas levam àquelas que o são menos, e o corpo das ciências cabe inteiramente nas belas-letras. É, portanto, bom que se escreva...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Discurso de Posse na Cadeira 09 - Franklin Marcantonio Cunha (17/07/2013)
17 de julho de 2013

DISCURSO DE POSSE NA ACADEMIA RIO-GRANDENSE DE LETRAS Franklin Cunha (17/07/2013)   Minhas saudações ao Excelentíssimo Senhor Dr. Sérgio Augusto Pereira de Borja, presidente da Academia Rio-Grandense de Letras. Saudações...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Discurso de Posse na Cadeira 28 - Lauro Trevisan (30/06/2011)
30 de junho de 2011

Lauro Trevisan Dia 30 de junho de 2011 Porto Alegre – Memorial do rio Grande do Sul        Que direi aqui, como neófito da Academia Rio-Grandense de Letras, de tantas glórias literárias,...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 2

Carlos Von Koseritz

Karl Julius Christian Adalbert Heirich Ferdinand Von Koseritz, no Brasil, assinava-se Carlos Von Koseritz. Nasceu em Dassau, Alemanha, a 3 de fevereiro de 1834 e faleceu em Porto Alegre, em 29 de maio de 1890. Koseritz marcou a produção cultural do Rio Grande do Sul com sua contribuição de cientista, orador, jornalista, historiador, teatrólogo, romancista e político.

Nos tempos conturbados da campanha de unificação da Alemanha, pelo Estado da Prússia, teve que se refugiar num navio que transportava soldados mercenários, chamados de Brummers, destinados a formar a...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo