NOTÍCIAS

Convocação de Assembleia Geral: eleição de novo acadêmico (18/05)
16 de maio de 2023

      Ilmo(a). Sr(a). Acadêmico(a)       Encerrou-se, no dia 15 de maio de 2023, o prazo para inscrição de candidaturas à Cadeira 03 da Academia Rio-Grandense de Letras, cujo patrono é...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Reunião oficializa Santa Cruz como sede de Congresso de Academias do RS.
10 de maio de 2023

     A Prefeita Helena Hermany recebeu em seu gabinete, na tarde do dia 4 de maio do corrente, representantes da Academia Santa-cruzense de Letras (presidida pelo escritor Romar Beling) e da Academia Rio-Grandense de Letras (tendo à...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

PROJETO CADEIRA 41 INICIADO COM ÊXITO
04 de maio de 2023

    Revestiu-se de pleno êxito a abertura do projeto Cadeira 41, promovido por nossa Academia, neste recente 27 de abril.     O poeta, escritor, editor e confrade Rossyr Berny apresentou a aplaudida palestra: QUINTANA - Seu...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

AMANHÃ (quinta - 17h) Palestra do acadêmico Rossyr Berny sobre a vida e obra de Mario Quintana
26 de abril de 2023

          A Academia Rio-Grandense de Letras convida para a primeira palestra dentro do projeto CADEIRA 41, o qual homenageia grandes autores gaúchos que, mesmo sendo importantes, não tiveram a oportunidade...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 5

Bernardo Taveira Júnior

(por Amir Feijó Pereira)

Bernardo Taveira Júnior nasceu em Rio Grande a 5 de julho de 1836 e faleceu na cidade de Pelotas aos 19 de setembro de 1892. Completou os preparatórios em São Paulo para onde se transferiu com o objetivo de ingressar na Faculdade de Direito; faltando-lhe recursos, voltou para a província. Durante toda sua vida exerceu o magistério, chegando a fundar uma escola em São Gabriel, onde viveu por quatro anos. Após, regressou a Pelotas para continuar exercendo a mesma profissão até seus últimos dias.

Em Pelotas exerceu o magistério...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo