NOTÍCIAS

Academia Rio-Grandense de Letras recebe originais de Ari Martins

09 de fevereiro de 2021

Nesta segunda-feira, dia 09 de fevereiro de 2021, Rafael Bán Jacobsen, presidente da Academia Rio-Grandense de Letras, visitou a Cinemateca Capitólio para formalizar o recebimento de um volume encadernado contendo originais do intelectual Ari Martins, que pertenceu à Academia, onde ocupou a Cadeira 28 até 1971, ano de seu falecimento. O volume, intitulado “Estudos de Literatura”, compreendendo “Estudos de Literatura Brasileira” e “Estudos de Literatura Sul-Rio-Grandense”, foi doado à Cinemateca por Ivan Martins, filho de Ari Martins, junto a outros e mais numerosos escritos a respeito de cinema, os quais passarão a compor o arquivo do Capitólio.

Em busca de um destino mais adequado para o material que trata de literatura, a Cinemateca legou-o à Academia. Agora, os originais de Ari Martins serão incorporados ao acervo do Memorial dos Imortais, ficando à disposição dos pesquisadores. O volume contém diversos textos escritos por Ari Martins na década de 1930, muitos deles inéditos, incluindo verbetes sobre escritores, artigos publicados em jornais, discursos proferidos em cursos e sessões da Academia Rio-Grandense de Letras, relatórios sobre ações do sodalício entre outros.

arlarlarlarlarlarlarlarl

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 26

João Borges Fortes

João Borges Fortes nasceu em São Gabriel, Rio Grande do Sul, em 02 de maio de 1872, filho de João Pereira da Silva Borges Fortes e Francisca de Paula Borges Fortes. Cursou o ensino primário em Encruzilhada, em sua cidade natal e no Colégio Nossa Senhora da Conceição de São Leopoldo. Em 1890, formou-se bacharel em Ciências Físicas e Matemáticas pela Escola Militar de Porto Alegre e, em 1899, Engenheiro militar pela Escola Militar do Rio de Janeiro.

Foi Oficial do Exército, recebendo os galões de alferes-aluno em 1892....

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo