NOTÍCIAS

Cerimônia de entrega do Prêmio Academia Rio-Grandense de Letras 2020

11 de dezembro de 2020

A Academia Rio-Grandense de Letras convida para a cerimônia de entrega do seu prêmio literário, quando serão conhecidos os vencedores dos Troféus Dyonélio Machado (dissertação ou tese acadêmica). Carlos Urbim (literatura para a infância), Apolinário Porto Alegre (crônicas), Simões Lopes Neto (contos), Alceu Wamosy (poesia) e Alcides Maya (romance).

Na mesma oportunidade oportunidade, a Academia homenageará Tabajara Ruas com o Troféu Escritor do Ano, pelo conjunto da sua obra. 

A cerimônia ocorrerá na segunda-feira, dia 14 de dezembro, às 20h, e será transmitida ao vivo pela página do projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras no Facebook.

Academia Rio-grandense de Letras

PATRONOS

CADEIRA 32

Pedro Velho

Pedro de Castro Velho nasceu em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 29 de junho de 1879, sendo filho de Francisco Velho e Dulce de Castro Velho. Poeta boêmio nunca teve ocupação certa. Foi um dos mais populares da geração literária de seu tempo em Porto Alegre. Faleceu em Porto Alegre, capital gaúcha, no dia 06 de setembro de 1919.

Bibliografia: Ocasos, versos, Porto Alegre, Livraria Americana, 1906. 2a. Edição com acréscimos, póstuma, Porto Alegre, Globo, 1920. Inéditos e esparsos de Pedro Velho publicados por Walter Spalding...

continue lendoCONTINUE LENDOcontinue lendo